A profissão que quero seguir: Psicologia

Posted on sábado, 23 de fevereiro de 2013 by Unknown in , , , ,
Olá chálovers *o*

Bem, como nós 4 estamos entrando no clima de pré-universitárias, aquela tensão, pressão de todos os lados e tal.. A thamylinda teve a seguinte ideia: cada uma de nós vai falar sobre o que quer ser quando "crescer".


Eu sou o tipo de pessoa que se inspira fácil em ídolos, principalmente em personagens de séries, e é natural do ser humano que, quando você é vê/assiste/escuta algo desde criança, das duas uma: ou você odeia aquilo, ou ama eternamente. Pelo menos comigo é assim, grande parte das coisas que eu gosto fui "ensinada" desde pequena.. Mas por que eu tô falando isso? Porque eu tenho um seriado no meu coração que, tipo, foi a minha primeira paixão e é eu, a patroa e as crianças.. Não riam! .KK, foi aí que eu ouvi falar pela primeira vez de psicologia, e aquilo ficou na minha cabeça. Só que meu pai sempre me disse que eu ia fazer odontologia, daí vem aquele dilema do sonho dos seus pais que eu sofro até hoje..Só que não é assim que tem que ser! Claro que sempre se deve ouvir os pais, mas daí fazer algo que não tem nada a ver contigo é quase que um crime. Na escolha do curso você tem que levar em conta a área em que você mais tem aptidão, o tipo de público com quem vai trabalhar, até mesmo se você não vai trabalhar com um "público", mas em um lugar fechado, duração do curso e, principalmente, a remuneração. Claro que se você se destacar no que faz o $uce$$o vai vir de qualquer jeito, da mesma forma que, sem esforço, você pode até cursar medicina e não sair do lugar. 
O profissional dessa área atua no estudo de técnicas, procedimentos e tratamento que busquem resolver problemas de ordem psicológica e emocional, buscando o equilíbrio mental das pessoas. Analisando problemas e distúrbios de comportamento, identifica e busca prevenir patologias psíquicas, visando a restabelecer o equilibro das atitudes e de relacionamentos. O curso com estágios obrigatórios tem duração de 4 anos para o bacharelado e licenciatura e 5 para a obtenção do título de psicólogo. No mercado de trabalho o psicólogo pode trabalhar no setor de recursos humanos de empresas, nos processos judiciários a psicologia jurídica vêm crescendo significativamente, além de orientação, o psicólogo pode atuar combatendo os problemas decorrentes nas instituições educacionais, sem mencionar as tradicionais consultas psicanalíticas. 

Crescente no sul do país, o profissional da área ganha cerca de R$ 1.850,00 inicialmente, ou R$ 122,00 por consulta.
Por que eu quero ser psicóloga? Sempre me senti atraída a observar os que me cercam e o que indica cada traço de personalidade, claro que eu não saio por aí tirando conclusões -até por que me falta um diploma pra isso-, mas fico intrigada com as oscilações de humor e pretendo estudar psicologia comportamental, cognitiva, analítica, humanismo, logoterapia.. Pra poder entender e fazer isso cientificamente e remuneradamente, rs. Se você também quer fazer psicologia eu te aconselho a pensar muito antes de qualquer decisão. Se engana aquele que gosta de falar e por isso acha que se encaixa, da mesma forma que não é só ser bom em história e filosofia, sendo que psicologia é uma área da saúde e, principalmente, não tenha preguiça de ler!
Enfim, falei demais. E eu nem sou a única futura psicóloga daqui (:

Beijos de uma aspirante *-*

Bárbara Medeiros, uma das 4.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Chá das Quatro Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos